Gases medicinais: o que são?

São medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico isolados ou associados entre si e administrados em humanos para fins de diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças e para restauração, correção ou modificação de funções fisiológicas.

Os gases medicinais são utilizados em hospitais, clínicas de saúde ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.


Oxigênio

Oxigênio medicinal é um gás medicinal criogênico, sendo o gás mais utilizado dentro de um estabelecimento de saúde e, normalmente ele é fornecido em cilindros de aço à pressão de 200 bar.O cilindro é utilizado na oxigenoterapia para repor a falta de oxigênio no sangue dos pacientes.

O médico prescreveu ao paciente para fazer uso contínuo de 3/L por minuto de oxigênio medicinal. Se caso esse paciente adquirir um cilindro de oxigênio de 10m³ a duração será de aproximadamente 47 horas.
Uma alternativa para a utilização dos cilindros são os concentradores de oxigênio.

O concentrador de oxigênio nada mais é do que um equipamento que concentra o oxigênio, filtra as possíveis impurezas presentes no ar como vírus e bactérias e fornece o suplemento de oxigênio necessário ao paciente.A quantidade de oxigênio a ser ajustada no fluxômetro do concentrador varia de acordo com a prescrição médica.

Oxigênio Medicinal também é muito utilizado em anestesias, reanimações cardiorrespiratórias e como terapia profilática ou curativa para diversos tipos de doenças.

Para processos industriais, o oxigênio é obtido por destilação fracionada do ar líquido. É usado em metalurgia, para obtenção de chamas de altas temperaturas, usado para soldagem e corte de metais acetileno-oxi.

Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, a acroleína, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), o cloro (por oxidação do HCl), o óxido de etileno, o anidrido ftálico, o ozono, etc. Outras aplicações menos normais incluem a utilização do gás em garrafas para mergulhadores, em tendas hiperbáricas para fins terapêuticos e como comburente em motores de reação.

Atal

Como opção à tradicional solda de oxi-acetileno, o Gás para Solda é utilizado em métodos mais modernos e eficientes de soldagem, chamados MIG e TIG. É conhecido por diversas designações técnicas, de acordo com cada fabricante e as porcentagens das composições de Gás Carbônico e Argônio: Atal 21 (Air Liquide, 21% de CO²) e Agamix 20 (Linde Gases, 20% de CO²).

Nitrogênio

o nitrogênio líquido, é uma substância líquida produzida de maneira industrial, por meio de um método de destilação fracionada. Sua principal característica é a capacidade de manter a temperatura muito abaixo do ponto de congelamento da água, tornando-o útil em diversas aplicações. São elas:

– criogenia ou criopreservação de sangue, células reprodutivas e demais amostras e materiais biológicos;

– preservação de humanos e animais para possível reanimação futura;

– fonte bastante seca de nitrogênio gasoso;

– possibilita, por meio do processo de imersão, o congelamento e transporte de produtos alimentícios;

– bastante útil na crioterapia, para a remoção de lesões da pele;
– refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas, possibilitando uma temperatura suficiente à supercondutividade;

– para o overclocking de unidades de processamento gráfico, servindo como um refrigerante suplementar.

Hélio

O gás hélio é um gás incolor, sem cheiro e feito de uma único átom, não é tóxico e também é inerte a combustão. Sua densidade é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve e esse gás tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, sendo possível ser solidificado sob pressões muito grandes.
O gás hélio é usado para o enchimento de balões e como líquido refrigerador de materiais supercondutores. Outra aplicação é como gás engarrafado, utilizado por mergulhadores de grande profundidade


Argônio

Devido à sua propriedade inerte, característica dos gases nobres, o gás Argônio possui uma vasta utilização no que se refere à conservação de materiais oxidáveis. Exemplos de utilização:

-É aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias. O argônio, uma vez presente, evita que o material sofra ação corrosiva.

- A chamada soldagem especial com atmosfera protetora, conta com a ajuda do argônio para ocorrer. O gás é responsável por proteger a solda da oxidação.

- Devido à ação anticorrosiva, é aplicado também em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio.

- O gás é usado para inflar airbags de alguns automóveis.

- Na medicina, o argônio é aplicado na forma de laser em cirurgias dos olhos.


CO² (Carbônico)

O dióxido de carbono também conhecido como CO² é essencial à vida no planeta e possui diversas utilidades no cotidiano.

1. Indústria

- O dióxido de carbono gasoso pode ser utilizado na indústria alimentícia destinado a carbonatação das bebidas: refrigerantes, cervejas ou águas minerais;
- Pode ser utilizado também para inertização em processos de soldagem ou manipulação de materiais inflamáveis, criando uma atmosfera protetora que permite realizar o controle da proliferação de microrganismos presentes nos alimentos, como cereais ou pães de forma, privando-os do oxigênio;
- É utilizado também em extintores de incêndio, resfriando as chamas e deslocando o ar, privando o fogo de um elemento vital para se manter aceso: o oxigênio;
- No estado sólido (-78ºC), o CO² forma gelo carbônico — potente fonte de frio que permite congelar imediatamente os alimentos, fazendo com que os alimentos possam ser transportados sem o risco de descongelar.

2. Ambiente

- A injeção do CO² permite controlar o pH no tratamento de água;
- O dióxido de carbono se torna uma solução alternativa à utilização do ácido sulfúrico — composto corrosivo e perigoso para o meio ambiente;

3. Saúde

- O dióxido de carbono possibilita transportar os tecidos e órgãos a baixas temperaturas — processo indispensável para a preservação e êxito de um implante;